quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fortalecendo Valores

O homem que vive em sociedade busca constantemente encontrar-se realizar-se, trocar experiências, ser empreendedor. Mas, na paralela de suas realizações, pergunta-se: como manter sua liberdade, gozar de todas as sensações que este estado pode possibilitar?

Como permanecer livre, fazendo tudo aquilo que deseja, sem ter que dar satisfação a ninguém? Poder sair sem ter hora para voltar para casa, se divertir e fazer o que quiser?
Pergunto então, será que realmente ser livre é isto, afinal de contas sempre pensamos que precisamos de um espaço somente para nós? E como ficam as pessoas que nos cercam, aqueles que convivem conosco diariamente, que compartilham de nossas conquistas, alegrias, decepções?

Percebemos que só é realmente livre, aquele ser que conhece seus limites, suas potencialidades, que nas situações mais difíceis consegue se colocar no lugar do outro e descobre que é capaz, de amar, perdoar, sorrir sem exigir nada em troca de quem quer que seja.

Portanto, devemos nos conhecer, amar e perdoar, primeiro a nós mesmos, entender que somos responsáveis pela nossa existência, indo em busca da realização de nossos sonhos, sabendo compartilhar. Mas, que esta busca não traga prejuízo aqueles que conosco convivem, porque também somos co-participantes em suas vidas, como eles também pertencem a nossa. Muitos buscam fantasias e sabemos quão grande é a dor que elas nos causam. O homem deste novo século deve buscar em sua caminhada, resgatar e desenvolver valores éticos, morais e espirituais, e verdadeiramente será: livre, pleno, construtor e energético.

2 comentários:

  1. Parabéns, continue assim. O mundo precisa de pessoas que pensem como você.

    ResponderExcluir
  2. Aeee miga mana!!! Rasgando o verbo e mostrando as garras. Mto bom mesmo.

    ResponderExcluir